"Se insistirmos em transformar nossas cidades em museus, vamos ossificar a sociedade."

Richard Rochers

9 de março de 2011

INTRODUÇÃO




O ensino religioso teve grande influencia na educação brasileira, porém na sociedade atual ninguém mais matricula o filho em uma escola só porque ela ensina religião, como ocorria antes, mas, sim, pela qualidade do ensino e dos serviços prestados.
Sendo assim, muitas instituições de ordens religiosas perderam a competitividade diante das diversas opções atuais de ensino, tornando-se espaços ociosos, que vem sofrendo deteriorações pela falta de uso e manutenção.  Essas edificações possuem grande relevância arquitetônica e cultural.
Revitalizar esses espaços através de novos usos é reintegrá-los à comunidade e imortalizá-los às gerações futuras, acrescidos de novos significados.
Dentre as instituições de ensino de ordens religiosas, os seminários são os que mais tiveram dificuldades em se adaptarem aos tempos atuais devido a metodologia de ensino utilizada por essas instituições, eram projetados para serem auto-sustentáveis, ocupando uma grande área, em sua maioria afastada dos centros urbanos. Esse é o contexto sobre o qual este estudo foi realizado, trata-se do Seminário Sagrado Coração de Jesus, localizado na cidade de Corupa, que na época era distrito da cidade de Jaraguá do Sul.
 O Seminário de Corupá, como é mais conhecido pela população e por quem lá passa, destaca pela sua edificação em estilo arquitetônico gótico-romano, do inicio do século passado, inserida em uma área de 60 hectares. Possui aproximadamente 25.000m² de área edificada, construída em cinco etapas distintas.
Corupá está localizada, no norte de Santa Catarina, em meio ao verde da Serra do Mar, encanta a todos pela sua bela paisagem natural, com diversas cachoeiras e cascatas, caracteriza-se pela sociabilidade entre seus munícipes, resultado de seu crescimento lento, diferente da cidade vizinha, Jaraguá do Sul,que vive um desenvolvimento acelerado.
Embora preserve sua vocação e mantém as atividades de formação religiosa e o Museu de História Natural, o seminário vem se consolidando em um centro de eventos, onde são realizados shows, festas, exposições e feiras da região, além das  atividades dos Clube de Aeromodelismo, Futebol Americano e de Esportes Radicais da cidade e região, dentre eles  Clube de Trilheiros e Jeep Club, que atraem pessoas de todo o país.
Hoje cerca de 5000 pessoas passam por mês no Seminário de Corupa, mas a área não oferece infraestrutura adequada para atender os turistas e boa parte da edificação esta se deteriorando pela falta de uso. A adequação das edificações aos novos usos e a revitalização da área que compreende o entorno das edificações faz- se  necessária.
O objetivo deste trabalho será revitalizar a área que compreende o seminário de Corupa e propor uma reutilização das edificações de valor histórico, dar um novo uso, contemporâneo que respeite e valorize suas características, pois é a utilização destes espaços que torna possível sua sobrevivência, propiciando a captação de recursos para sua própria manutenção.
A preservação do Seminário de Corupá é de fundamental importância, não apenas pelo seu valor arquitetônico e paisagístico, como pelo seu caráter social e cultural.
Para Choay (2001), a função do patrimônio é ser construtiva, já que a identidade cultural é fundada de forma dinâmica. Essas ações não implicam na conservação da substância original do objeto arquitetônico original, mas são tomadas conscientes das condicionantes qualitativas da arte de edificar.
Esta concepção está ligada aos conceitos de memória e patrimônio arquitetônico, nos quais edificações representativas da história local das cidades compõem e definem a paisagem urbana que os habitantes percebem no seu cotidiano. A permanência destes símbolos que são testemunho histórico-cultural escolhidos de maneira consciente, seguindo um juízo cultural, na paisagem dá sentido à memória construída em nosso presente.

O trabalho integra diversas fontes de pesquisa: bibliográficas,  documentais e depoimentos orais de padres, seminaristas e moradores da cidade, tem como objetivo a elaboração de diretrizes e estratégias, para o desenvolvimento da proposta para a reabilitação do Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário